Estrutura e duração dos Cursos


Estrutura e duração dos Cursos

A escola comportará seis mestrados profissionalizantes numa perspectiva empresarial, nomeadamente:


  • Gestão

  • Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

  • Segurança e Higiene no trabalho

  • Empreendedorismo

  • Tecnologias e Sistemas da Informação

  • Direito e Economia

As áreas de mestrados profissionalizantes serão oferecidas em função das exigências da procura de competências pelo mercado de trabalho, das articulações com as instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, do fortalecimento do corpo docente da ESGCS com grau de Doutor.

Dada a especificidade dos Mestrados Profissionalizantes a introduzir, o Conselho Técnico-Científico determinará os conteúdos e planos curriculares. Por essa razão, os módulos ministrados em cada uma das referidas áreas, embora rígidos, são determinados em função da procura do mercado dos produtos a serem oferecidos.

A atenção à dinâmica do mercado garante que, sob pena de exclusão de participação de modo pró-activo nos desafios do novo milénio assentes na inovação, que vão para além das expectativas dos “stakeholders”, será sempre possível incluir, a seu tempo, novos módulos e/ou conteúdos, ou substituir os anteriores.

Os cursos de Mestrados Profissionalizantes serão ministrados em sistema seriado e terão a duração de 4 (quatro) semestres lectivos, com 120 crédito, em harmonia com o Art.º16 (Níveis Académicos e Distribuição de Créditos) do Decreto n.º 32/2010, de 30 de Agosto – Diploma dos Ciclos de Estudos, Sistema Nacional de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos – SNATCA, relativo aos Mestrados Profissionalizantes.

Os cursos de Mestrados Profissionalizantes da ESGCS têm a seguinte configuração:

 

Parte escolar

Destinada a desenvolver competências genéricas e específicas. Será desenvolvida no período de 2 (dois) semestres, correspondente a 70 créditos, leccionados no modelo de seminário, constituído por um grupo de alunos dirigidos por um professor. Nos seminários, ocorrerá a exposição e discussão de um tema previamente investigado por um dos alunos.

Este sistema permite uma efectiva participação de todos os mestrandos, através de debates e apresentações orais de temas relativos às disciplinas do curso.

Investigação e dissertação

Destinado à pesquisa, preparação e elaboração do tema da dissertação que versará sobre qualquer das disciplinas nucleares da respectiva área da especialização oferecida pelo curso de Mestrado.

Esta fase será desenvolvida em 2 (dois) semestres, perfazendo 50 créditos; cada mestrando terá a orientação de um Professor designado pelo Coordenador do Curso.

 

Por conseguinte, o Curso de Mestrado terá um total de 120 créditos.